Love Cuca
Subscrever Texto
mail submit

Yoga – a prática que me mantém zen

A prática do yoga tornou-se, para mim, algo imprescindível. Diariamente guardo sempre uns momentos para algo que me preenche física e espiritualmente. Uma verdadeira dádiva da Índia para o Mundo. Recomendo a todos que experimentem pois os benefícios são incríveis e complementam em muitos aspectos a nossa vida moderna cheia de stress e pressão.

Cuca Roseta Yoga Estée Lauder

Para um dia perfeito antes de sair para o Yoga: Água, Tapete, fato + o meu Double Wear da Estée Lauder

Vou partilhar convosco algumas das posições de Yoga, com os respectivos benefícios, através das palavras da minha irmã Inês. Desta forma vão entender melhor “o que é” o Yoga, com o objectivo de vos motivar a iniciarem-se nesta maravilhosa disciplina.

Responsável pelo projecto Happynes, podem encontra-la na Oficina da Dança.

O que é o Yoga

“A informação chega-nos em milésimos de segundos. Se quisermos saber sobre yoga, nos dias que correm, saber mais sobre esta prática milenar, há milhões de fontes.

Mas mesmo que seja um tema “fácil” de pesquisar … arrisco a partilhar convosco, não sabedoria, ou definições do que é esta prática, mas antes o que acontece todos os dias comigo, depois de estar no tapete, e o que vejo tantas vezes novos praticantes, sentirem.

Vivemos uma época de fusão de culturas, do mundo inteiro numa partilha de sabedoria, sejamos humildes para aproveitar as maravilhas de outras vivências e sociedades.

Da India chega-nos o yoga, esta dança de posturas “asanas”, consciência e coordenação dos movimentos, com respiração, com foco ocular, com concentração, com activação de músculos específicos, traz-nos uma consciência do corpo, da nossa alma, que nos faz sentir bem desde o primeiro dia.

O Yoga não se manifesta no alinhamento da postura, não se manifesta no exterior, não se manifesta num corpo bonito e musculado, não se manifesta em posições acrobáticas, estas são consequências mas não é a essência. Manifesta-se maioritariamente cá dentro, a ginástica mais importante é dentro do nosso coração.

As posturas lindas e desafiantes, são um caminho, e como são efectivamente bonitas aos olhos dos outros e aos nossos, são também um desafio e uma aprendizagem para o EGO, e esta também é uma transformação do coração.

Humildade, respeito e amor, são os conceitos que aprendo e quero partilhar neste caminho de ensinar yoga.

Diz-se por aí que as pessoas do yoga são calminhas, são muito “zen” e sabe porquê? Porque o coração deles está em transformação, porque aprendem a amar dando amor, porque controlam as emoções respirando. Porque no tapete, asanas atras de asanas, alinhando o corpo, e superando desafios, tem impacto cá dentro, e depois de dentro para o mundo.“

Inês Roseta

Estejam atentos!

LOVE
Cuca

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

partilhar
0